Search
  • Gustavo Lopes

"Penny Arcade" usa Switcher ATEM Mini da Blackmagic Design para fluxo de trabalho de streaming.

A Blackmagic Design anunciou hoje que a gigante de quadrinhos online e videogames Penny Arcade, está usando uma variedade de produtos da empresa, incluindo um switcher de produção ao vivo ATEM Mini para impulsionar seu fluxo de trabalho de streaming ao vivo para vários dos seus programas semanais. Os programas vão ao ar no canal “PennyArcade” no Twitch ao vivo e, depois, são carregados no seu canal do YouTube, “pennyarcadeTV” (PATV), atraindo dezenas de milhares de espectadores.

O que começou como uma história em quadrinhos publicada online três vezes a cada semana, acabou se tornando o webcomic mais antigo e popular na internet, criando e distribuindo conteúdo gaming para milhões de leitores no mundo todo. Com o passar dos anos, a Penny Arcade incrementou seus negócios para incluir o PAX, um dos maiores festivais de gaming da América do Norte e que também utiliza os equipamentos Blackmagic Design para produção ao vivo, a Child’s Play, a maior instituição de caridade na América do Norte, a PATV, sede dos seus conteúdos de mídia e vídeos, itens promocionais, podcasts, entre outros.

Para a criação do conteúdo de vídeo, a Penny Arcade queria um fluxo de trabalho de streaming ao vivo mais profissional com um visual de produção mais sofisticado. O produtor Joshua Price e sua equipe entraram em cena, transformando um espaço de reuniões em um estúdio de produção equipado com diversos equipamentos da Blackmagic Design.

Para impulsionar os fluxos de trabalho de streaming ao vivo, a Penny Arcade está usando switchers ATEM Mini e ATEM Television Studio Pro 4K junto de câmeras Micro Studio Camera 4K, URSA Broadcast e URSA Mini Pro 4.6K G2.



“Quando recebi o ATEM Mini inicialmente, eu planejava utilizá-lo como um switcher complementar ou de viagem para ajudar quando necessário. Depois que comecei a usar e percebi o quanto era potente, especialmente aproveitando o software ATEM Control, o chaveamento croma ATEM avançado e a funcionalidade para imagem em imagem, o coloquei para trabalhar no nosso outro estúdio no meu escritório. Nós operamos duas Micro Studio Camera 4K e dois computadores, com as quatro entradas refletindo a mesma configuração em cada lado da minha mesa. Uma das câmeras cobre o rosto com uma tela verde atrás e a outra está do lado oposto captando um sofá e o cenário com a televisão para o conteúdo gaming”, Price explicou. “Como o ATEM Mini é tão pequeno e flexível, eu ainda carrego ele comigo para qualquer lugar, assim sempre tenho um switcher comigo.”

Inicialmente, a Penny Arcade selecionou o ATEM Television Studio Pro 4K para os cortes das Micro Studio Camera 4Ks no estúdio principal, mas rapidamente perceberam que ele também poderia substituir o switcher central de câmera.

“Agora que estamos usando um ATEM Television Studio Pro 4K com as câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2 e URSA Broadcast, frequentemente adicionamos as unidades Micro Studio Camera 4K à combinação, quando necessário”, disse Price. “Experimentamos muito com as coisas novas e apresentamos uma variedade de jogos de tabuleiro e de mesa, além de outros projetos que requerem soluções personalizadas para que possamos fazer sua exibição da melhor forma possível. Contar com os dois switchers com controle prático completo das configurações de câmera nos garante essa flexibilidade.”

A Penny Arcade basea-se em uma combinação de câmeras Blackmagic Design para gravar a maioria do seu conteúdo.


“Para nós, a facilidade de uso das câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2 e URSA Broadcast é incomparável. Podemos passar de uma câmera à outra para streamings multicâmera ao vivo interativos, e como a estrutura de ambas é praticamente a mesma, podemos trocar de câmera com facilidade, sem precisar de ajustar e as imagens se combinam perfeitamente”, disse Price. “Além disso, o sensor maior da URSA Mini Pro 4.6K G2 nos permite gravar bem fechado e contar com um campo de visão mais amplo no nosso estúdio pequeno, onde o espaço é limitado, sem ter que passar para uma lente ultragrande angular e lidar com a distorção de imagem associada.”

“Ter a capacidade usar as lentes que precisamos, como a B4 das câmeras URSA Broadcast, nos permite fechar e abrir bastante com o zoom sem ter que trocar de lentes ou nos preocupar em manter a íris consistente”, completou.

Quatro modelos Micro Studio Camera 4K estão montados no teto do estúdio principal captando planos vistos de cima dos jogos de mesa, bandejas de dado e outras ações de cima para baixo. A quinta Micro Studio Camera 4K está encaixada a um monopé que pode ser deslocado para filmar conforme necessário, além de mais unidades instaladas pelo estúdio para captar planos de ângulos diferentes.

Completando os equipamentos de câmera está uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, que a Penny Arcade utiliza para gravar comerciais, qualquer item de última hora e, até cenas dos bastidores. “A Pocket Cinema Camera 4K é verdadeiramente potente. Embora seja pequena, ela é extremamente poderosa e as imagens que capta são deslumbrantes. Eu até levo ela comigo quando vou a eventos como o PAX para gravar qualquer coisa rápida e simples”, disse.


Adicionalmente, a Penny Arcade está usando gravadores HyperDeck Studio Mini, placas de captura e reprodução DeckLink 8K Pro e DeckLink Quad HDMI Recorder, além de um conversor Teranex Mini SDI Distribution 12G. As duas DeckLink 8K Pro permitem que a Penny Arcade transmita sinais 4K integrais a um computador, que faz o streaming para facilitar a manipulação das imagens e correções de enquadramento ou zooms digitais sem qualquer perda de qualidade. Os três HyperDeck Studio Minis são utilizados para gravações de cópias de segurança das câmeras principais ao gravar conteúdos multicâmera e como divisores para alimentar saídas diretas ao computador.

“Utilizar um fluxo de trabalho inteiramente criado com a Blackmagic Design realmente simplificou nosso trabalho. Quando você assiste nossos streamings, você pode perceber com a qualidade de imagem e com a fluidez da execução”, concluiu Price. “Estamos animados para continuar usando a Blackmagic Design nos nossos projetos futuros na Penny Arcade.”

0 views

Oeditor.com ® - Produção de Vídeos e Filmes Publicitários​

2009® Oeditor.com – Todos os direitos reservados e registrados. CNPJ 27.325.217/0001-28

Oeditor.com é uma marca e formato registrado pelo AVCTORIS em mais de 172 países pela Convenção de Berna.