Search
  • Gustavo Lopes

wTVision Utiliza Ultimatte para Trabalhos de Realidade Aumentada nas Eleições do Panamá

A Blackmagic Design anunciou hoje que o Ultimatte, o seu processador de composições em tempo real, foi utilizado pela wTVision para toda a concepção gráfica e produção de realidade aumentada (AR) durante as transmissões das eleições primárias, parlamentares e presidenciais do Panamá na TVN em 2019. O switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD e outros produtos da empresa também foram usados para criar um fluxo de trabalho confiável que manteve o país informado, exibindo as apurações, projeções e o resultado final das eleições em tempo real, de maneira interativa.

Para as eleições, a TVN, uma emissora televisiva baseada no Panamá, fez parceria com a wTVision, uma líder em grafismos em tempo real, AR e automação de playout, devido à sua experiência extensiva no ramo. Com múltiplos escritórios pelo mundo, a equipe da wTVision baseada na Colômbia foi selecionada para o projeto e precisou transportar seu fluxo de trabalho Blackmagic Design da sede colombiana até os estúdios panamenses, de onde as eleições foram transmitidas.

“Como estávamos usando o estúdio da TVN, tínhamos que trabalhar com as câmeras e a iluminação existentes”, disse Jorge Kossowski, gerente comercial da wTVision na Colômbia. “Não tínhamos controle sobre isso, então nos aproveitamos da chave croma do Ultimatte, o que nos permitiu corrigir quaisquer irregularidades com as sombras e luzes. Filmamos o apresentador na frente de uma tela verde com diferentes câmeras no set, então cada câmara captava a tela verde de uma perspectiva diferente com um look ligeiramente diferente. Com o Ultimatte, fomos capazes de ajustar os colorizadores de primeiro e segundo plano para deixar a qualidade da imagem mais consistente durante as transmissões.”

Enquanto os votos para os candidatos concorrendo aos cargos no parlamento eram contados, a wTVision ilustrava as vitórias em tempo real, criando um gráfico com “cadeiras brancas” representando os vários assentos na Assembleia Legislativa. À medida que o vencedor de cada cadeira era determinado, o gráfico se alterava para a cor específica associada ao partido vitorioso.


“Queríamos criar algo que fosse moderno e fácil de entender para os espectadores. Às vezes, apenas olhar para os números é angustiante e confuso, então ao ilustrar os resultados com as cadeiras, fomos capazes de tornar o programa um pouco mais interativo. Com o Ultimatte, fomos capazes de distribuir as cadeiras no cenário virtual sem ter os visuais se camuflando e desaparecendo ou se superposicionando”, explicou Kossowski.

Da mesma forma, para as eleições presidenciais, a wTVision criou um mapa branco do Panamá, e à medida que cada município apurava os votos para os candidatos, o ícone no mapa representando o município se alterava para refletir a cor específica associada ao partido político do candidato vencedor.

“À medida que chegavam os resultados, tínhamos que ter a certeza de que estávamos ‘pintando’ o município com a cor certa. Como o cenário era 50 por cento real e 50 por cento virtual, tínhamos marcações no chão para que o apresentador não comprometesse os gráficos dos mapas sendo exibidos. Ao lado do mapa, tínhamos gráficos adicionais com os rostos dos candidatos e o número de votos recebidos. Foi uma responsabilidade muito grande acertar isso, especialmente quando você está ao vivo e não pode fazer correções na pós. O Ultimatte permite que o apresentador fique de pé atrás de objetos transparentes perfeitamente e ande ao redor deles sem problemas.”

O ATEM Television Studio HD também impulsionou as transmissões. A wTVision utilizou o switcher para monitorar ângulos de câmera diferentes e fazer cortes suaves entre os planos de imagem sem perder o ritmo. “Eleições são muito dinâmicas, portanto o nosso fluxo de trabalho de transmissão também tinha que refletir isso. Fácil de usar, e mesmo assim compacto, o ATEM Television Studio HD provou ser exatamente o que precisávamos e muito mais. Com a multivisualização integrada, era fácil visualizarmos nossos gráficos personalizados, a tela verde e todos os outros elementos no mesmo lugar”, disse Kossowski.

Quatro placas de captura e reprodução DeckLink Quad 2 completaram o fluxo de trabalho da wTVision e foram usados para os gráficos e AR ao vivo. Dois dispositivos de captura e reprodução UltraStudio HD Mini também foram utilizados na entrada e saída para atrasar os quadros de câmera para a sincronização com os gráficos e outras duas unidades foram usadas para todas as sobreposições de gráficos. Diversos modelos Micro Converters BiDirectional SDI/HDMI foram utilizados para monitorar todos os sinais e acompanhar os vídeos, enquanto um Teranex Mini SDI Distribution 12G fazia a distribuição da alimentação de programa para o monitoramento.


“Certamente, este foi um dos projetos mais empolgantes em que já trabalhei, e definitivamente uma enorme responsabilidade”, concluiu Kossowski. “Com eleições, você precisa fazer atualizações a tempo, sendo também preciso, já que não há espaço para erros. Eu precisava de equipamentos em que pudesse confiar sabendo que não iriam falhar de repente durante as transmissões, e sabia que seria um sucesso com a Blackmagic Design dando suporte ao nosso fluxo de trabalho.”

0 views

Oeditor.com ® - Produção de Vídeos e Filmes Publicitários​

2009® Oeditor.com – Todos os direitos reservados e registrados. CNPJ 27.325.217/0001-28

Oeditor.com é uma marca e formato registrado pelo AVCTORIS em mais de 172 países pela Convenção de Berna.