Element Pictures finaliza série da BBC no DaVinci Resolve Studio
Produzida pela ganhadora dos prêmios Oscar e BAFTA Element Pictures, e gerando quase 48 milhões de acessos no iPlayer da BBC até agora, a história de amor irlandesa de 12 episódios conquistou o público e a crítica no Reino Unido e nos EUA.
A série é dirigida por Lenny Abrahamson e Hettie Macdonald, com fotografia de Suzie Lavelle BSC e Kate McCullough. Gary Curran, colorista e diretor da empresa Outer Limits, que cuidou de toda a pós-produção, contou com um fluxo de trabalho ACES no DaVinci Resolve Studio para gradação, online e entrega.
“O trabalho de câmera nesta série é fantástico”, disse Curran. Suzie optou por lentes K35, que introduzem efeitos de reflexo e embaçamento. As lentes deixavam os realces e o contraste bastante suaves.
“De uma forma geral, meu objetivo era não tirar nada disso”, continuou. “A ideia era apenas aperfeiçoar o trabalho de Suzie e Kate ainda mais. Era só uma questão de encontrar o equilíbrio ideal entre manter um aspecto natural no DI, não muito estilizado, sem abrir mão de uma leve riqueza nas imagens.”
Ao longo da série, cada locação e período no tempo têm um universo próprio. Isso não foi só na gradação, mas em tudo. Desde o design de produção e figurino até cinematografia e direção. “Quando as personagens estão na escola, refletimos os cinzas e azuis do uniforme”, adicionou Curran.
“Depois, a história evolui para o Trinity College, onde as cores ficam mais ricas, com um matiz mais quente de vermelhos, laranjas e marrons. Já as sequências na Itália são brilhantes e nítidas, fazendo um contraste muito forte com as cenas onde a Marianne está passando por um momento difícil na Suécia”, contou.
Curran explica que muitas das cenas internas na Suécia foram filmadas em Dublin, então foi preciso combiná-las com as externas, que foram colorizadas com uma luz mais baixa e sombria, refletindo o estado mental de Marianne.
“Com o trabalho de câmera, que às vezes chega bem perto do talento, você está sempre presente com as personagens principais. Você se sente quase como se estivesse sentado ao lado das protagonistas, e consegue ver o que elas estão passando emocionalmente. Linguagem corporal, gestos e olhares eram partes fundamentais da narrativa, e por isso era importante garantir que os espectadores conseguiriam ver tudo isso.”
“Em certos momentos, reparamos que a luz caía em partes escuras e nas sombras daqueles interiores, e teve hora que deixamos isso acontecer estilisticamente. No entanto, em outros momentos queríamos destacar os rostos das personagens, e por isso usei o misturador de canais do Resolve para diminuir a variação dos tons de pele. Se houvesse muito verde ou azul, podíamos controlar esses níveis, mas sempre garantindo que os tons de pele ficariam naturais e suaves”, comentou.
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