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Apex Broadcast usa ATEM Constellation 8K na Temporada 2019 do Blancpain GT WCA.

A Blackmagic Design anunciou hoje que a Apex Broadcast montou uma unidade móvel de transmissão personalizada com um switcher ATEM Constellation 8K, um ATEM 2 M/E Broadcast Panel, três unidades ATEM Camera Control, 13 câmeras URSA Broadcast, um roteador Broadcast Videohub, quatro gravadores HyperDeck Studio e aproximadamente 30 modelos Mini Converter Optical Fiber 12G para transmitir o Blancpain GT World Challenge America 2019. O campeonato de automobilismo profissional é exibido mensalmente na CBS Sports Network entre abril e outubro de 2019, aos domingos.

A Apex Broadcast também montou uma unidade móvel OB personalizada menor, usada para programas automobilísticos, composta por dois switchers ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K, um ATEM 1 M/E Broadcast Panel, seis câmeras URSA Broadcast adicionais e um roteador Smart Videohub 40x40.

Fundada em 2007 por Clark Cambern, a Apex Broadcast, baseada em Michigan, é especialista em cobertura ao vivo de competições de automobilismo profissionais. A Apex Broadcast oferece produção de vídeo multicâmera ao vivo, produção em campo e pós-produção.

“Criei a Apex Broadcast quando notei que os campeonatos de automobilismo de menor porte estavam deixando de ser transmitidos na TV devido ao aumento dos custos de publicidade. Para trabalhar com essas competições menores e levá-las ao ar, identifiquei produtos broadcast de excelente qualidade e preços razoáveis. E foi assim que a Blackmagic Design entrou no nosso fluxo de trabalho”, disse Cambern.

Recentemente, a Apex Broadcast instalou o ATEM Constellation 8K em uma grande unidade móvel para ajudar na cobertura do Blancpain GT World Challenge America. “Logo de cara, estamos aproveitando a capacidade para 16 multivisualizações, que permitem monitorar múltiplas fontes simultaneamente em uma única tela”, comentou Cambern.

Os 4 M/Es, um dos principais recursos do ATEM Constellation 8K, se mostraram úteis para a Apex Broadcast: “Eles nos deram bastante flexibilidade de transmitir para lugares diferentes durante as corridas. Em certos programas, existe a edição principal, que é enviada à emissora de TV. Outras vezes, fazemos uma outra edição, que é enviada às unidades móveis grandes ou uma TV próxima. Quando você está no meio de um programa, a edição para as diversas telas espalhadas pelo circuito e para o público de casa não muda. No entanto, entre um programa e outro, o cliente pode ter um loop de vídeo ou um quadro armazenado para exibir na tela e oferecer uma experiência de visualização mais fluida”, explicou Cambern.

“Entre um programa e outro, também testamos gráficos e verificamos o foco das câmeras. Alimentamos esses testes a partir de um M/E separado, o que nos permite projetar um quadro ou um loop de vídeo nas telas simultaneamente enquanto focamos no M/E que está sendo utilizado para testes. Muitas vezes, fornecemos uma transmissão somente para os Estados Unidos, por conta dos contratos de teledifusão e licenciamento. O que nós enviamos para a web precisa ser um pouco diferente daquilo que enviamos à emissora, portanto usamos um M/E separado. Essencialmente, estamos fazendo duas alimentações secundárias com esses M/Es diferentes.”

No quesito áudio, a Apex Broadcast recorre ao mixer de áudio Fairlight integrado ao switcher para realizar mixagens de som complexas ao vivo. “Com o ATEM Constellation 8K, podemos equalizar microfones de câmera individualmente, o que é muito prático”, adicionou Cambern.

Cada corrida do Blancpain GT World Challenge America ocorre em um circuito diferente. No total, a Apex Broadcast visitará sete pistas com a sua unidade móvel de transmissão. Em uma semana de corrida típica, entre terça e quinta-feira, a Apex Broadcast prepara 9 km de cabos táticos de fibra óptica para posicionar os equipamentos em torno do circuito. Na sexta-feira, a empresa instala as unidades URSA Broadcast com o restante dos equipamentos.

“Quanto maior a pista, maior o número de câmeras utilizadas, assim evitamos pontos cegos e proporcionamos uma experiência de visualização mais sofisticada. A menor pista na qual já trabalhamos tinha cerca de 3 km, o que pedia oito câmeras; e a mais extensa tinha uns 6,5 km, o que pedia 12 câmeras”, disse Cambern.

O sombreamento de câmera também é realizado na mesa dos engenheiros através de três unidades ATEM Camera Control Panel. O técnico de vídeo gerencia íris, balanço de branco e balanceamento de cores de 12 câmeras URSA Broadcast através dos painéis. Além da saída SDI de câmera, controles de sombreamento, comunicação de áudio, retorno de programa e sinalização também são transmitidos via fibra.

“Como o automobilismo é muito dinâmico, nosso diretor técnico trabalha no ATEM 2 M/E Broadcast Panel, que se integra muito bem ao ATEM Constellation 8K. A superfície de controle tátil possibilita uma transmissão ainda mais rápida do que o controle por software, além de oferecer gerenciamento de efeitos DVE, transições e macros na própria superfície, o que é importante em uma transmissão complexa”, disse Cambern.

“O roteador SDI é o coração da unidade móvel de transmissão, e o nosso Broadcast Videohub 72x144 nos ofereceu muitos anos de serviço confiável. Assim como o ATEM, o roteador pode ser controlado por IP, o que facilita o controle de qualquer parte da unidade móvel. Além disso, quatro unidades HyperDeck Studio nos permitem captar cada uma das alimentações limpas, sem gráficos, bem como a alimentação com gráficos”, concluiu Cambern.

A Apex Broadcast continuará utilizando Blackmagic Design nas próximas corridas do Blancpain GT World Challenge America 2019 e em eventos esportivos futuros para entregar uma experiência superior tanto para os clientes quanto para os telespectadores.

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