SoKrispyMedia USA Blackmagic Design para Dar Vida a "Stick Figure WaR"

O vídeo “Stick Figure Battle” de 2016, que recebeu mais de 23 milhões de visualizações, retratava dois estudantes duelando através de bonecos de palitinho desenhados na lousa do professor dentro da sala de aula. O recém lançado, “Stick Figure War” elevou o grau de dificuldade da produção não apenas por introduzir um grupo de estudantes na trama, mas também por ser vanguardista no quesito efeitos visuais. O projeto foi idealizado pelos cineastas Sam Wickert e Eric Leigh, ambos conhecidos por desafiar os limites da criatividade.



A produção das cenas de ação real foi inteiramente filmada com a Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2, e apesar dos 70 planos programados, e levou apenas um dia. “As câmeras da Blackmagic têm sido a nossa opção número um em todas as produções recentes”, disse o produtor da SoKrispyMedia, Micah Malinics. “Desde o início nós já sabíamos que esse projeto seria filmado com a URSA Mini Pro G2. Já tínhamos utilizado essa câmera em ‘Chalk Warfare 4’ e ela elevou nossa cinematografia, além do look geral do filme, à níveis superiores. As câmeras da Blackmagic Design se adéquam perfeitamente à filosofia do nosso canal e do nosso trabalho. Elas nos possibilitam captar imagens incríveis mesmo trabalhando de maneira espontânea e ágil, com um time de produção pequeno.”

Como preparação para o grande número de rampas de velocidade necessárias na pós, Wickert utilizou as capacidades de taxas de quadro elevadas da câmera durante a produção. “Nós filmamos as sequências de atuação dos atores em 60 quadros por segundo para que pudéssemos acelerar as cenas na pós, e tudo em Blackmagic RAW”, disse Wickert. “A Blackmagic Micro Studio Camera 4K, montada em um sistema de trilhos, alimentando um monitor Blackmagic Video Assist 7” para gravação, foi utilizada nas tomadas com visão aérea das mãos dos estudantes desenhando.A portabilidade da Micro Studio Camera nos permitiu montar uma mesa idêntica à da filmagem em nosso escritório, para acrescentarmos quadros posteriormente. Isso nos possibilitou repetir constantemente e ter uma câmera configurada e pronta para filmarmos novos quadros a qualquer momento.”

Após a conclusão da fotografia principal, o trabalho árduo de completar os efeitos visuais foi realizado com eficiência e rapidez utilizando uma combinação de Unreal Engine e DaVinci Resolve Studio.A edição começou no DaVinci Resolve Studio enquanto Wickert, que também era supervisor de efeitos visuais, trabalhava com Brendan Forde, artista de efeitos visuais, coordenando os elementos para a montagem de cada plano.

“Nós utilizamos a página Fusion em diversos planos”, disse Forde. “O sistema 3D do Fusion facilitou muito o processo de aplicar e manipular os bonecos de palitinho como texturas, uma vez que o papel onde o desenho tinha sido rastreado, particularmente nas sequências do avião. Graças ao nó de textura, foi possível renderizar as passagens UV da nossa rotomoção, possibilitando retexturizar o papel com os desenhos e fazendo com que os bonecos respondessem aos movimentos do papel na composição, agilizando a interação”.

A flexibilidade do DaVinci Resolve Studio provou ser útil para Wickert mais uma vez. “Nós utilizamos todos os painéis do Resolve. Ele foi minha parada única durante todo o processo de pós do filme. Brendan é o cara dos nós, e por isso ele ama a arquitetura baseada em nós do fluxo de trabalho do Fusion. Eu era responsável por toda a edição e colorização. E foi tudo muito fácil porque estava tudo em um pacote só.”

Na versão anterior de “Stick Figure Battle”, o time precisou renderizar os elementos de cada um dos planos de imagem manualmente, usando um processo de renderização repetitivo e demorado. Para a versão mais recente do filme, Wickert decidiu integrar a câmera e a tecnologia de pós-produção da Blackmagic Design com o Unreal Engine da Epic Games, um notebook XPS Precision 7750 da Dell e uma GPU NVIDIA Quadro RTX 5000. Essa combinação ofereceu renderização em tempo real e, responsividade imediata tanto no set quanto na pós.



“Trabalhar com uma linha de produção composta pelas câmeras da Blackmagic Design, o software DaVinci Resolve e o Unreal Engine foi surpreendentemente fácil e intuitivo”, disse Wickert. “Com o ecossistema Blackmagic completo, incluindo câmeras, captura e reprodução e Resolve, conseguimos começar a operar e integrar com as ferramentas de produção virtual do Unreal Engine de maneira fácil e rápida. Para ser sincero, eu não acho que isso teria dado certo se tivéssemos tentado de qualquer outra forma. Nosso pipeline atual está fluindo sem complicações e nós estamos muito satisfeitos com as imagens obtidas.”

Durante o processo, o time percebeu que estava apenas na superfície do que poderia ser feito com a combinação de equipamentos Blackmagic e ferramentas como o Unreal Engine. “Nós acreditamos realmente que as câmeras da Blackmagic são a melhor opção para trabalhar com o Unreal e produção virtual”, disse Malinics.“Quando uma câmera da Blackmagic é conectada à um computador via SDI usando uma placa DeckLink 8K Pro por exemplo, você tem acesso à alimentação das câmeras através dos plug-ins e dos nós Blueprint do Unreal Engine. Isso literalmente permite que você acesse e codifique sua alimentação de vídeo diretamente na sua cena no Unreal Engine.”

O processo começou com a captação de movimento na MOTIVE School of Movement, onde o time pôde captar ao vivo a ação dos bonecos de palitinho, e visualizar as imagens diretamente através do Unreal Engine. Essa possibilidade de visualizar as animações na hora que elas estavam sendo captadas, deixou a equipe confiante de que o que eles estavam vendo poderia funcionar. Os personagens dos bonecos de palitinho eram construídos em 3D e em seguida eram importados para o Unreal junto com uma variedade de outros modelos do Unreal Engine Marketplace.




Com o sucesso de “Stick Figure Battle”, o time já estava focando no próximo projeto, onde eles pudessem usar a tecnologia disponível e levá-la a um novo patamar. “Nós estamos ansiosos para, no futuro, realizar produções virtuais ao vivo, combinando vídeos captados ao vivo pelas câmeras BMD, com imagens de movimento e elementos virtuais gerados ao vivo e/ou pré-gravados, tudo sincronizado na área de trabalho do Unreal Engine”, disse Forde. “Os produtos e as ferramentas da Blackmagic são as mais acessíveis, sendo ambos fáceis de trabalhar e financeiramente razoáveis, para todo o nosso trabalho”.

Produção virtual rapidamente se tornou a bola da vez na indústria do entretenimento e a SoKrispyMedia está ansiosa para mostrar toda a sua competência nesses projetos, tudo feito sem orçamentos enormes. “Nós estamos à beira de uma nova virada para os criadores de conteúdo no que diz respeito a ferramentas 3D, CGI e renderização em tempo real”, disse Wickert. “Esse tipo de tecnologia, geralmente reservada aos grandes estúdios VFX que trabalham com as produções hollywoodianas, está se tornando mais acessível a times pequenos e criadores de conteúdo no YouTube. Combine essas novas tecnologias com os equipamentos e aplicativos ultrapoderosos e acessíveis da Blackmagic Design e qualquer pessoa poderá produzir conteúdo de alta qualidade sem a necessidade de orçamentos gigantes.”



FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

POPULAR POSTS

TAGS

No tags yet.

Oeditor.com ® - Produção de Vídeos e Filmes Publicitários​

2009® Oeditor.com – Todos os direitos reservados e registrados. CNPJ 27.325.217/0001-28

Oeditor.com é uma marca e formato registrado pelo AVCTORIS em mais de 172 países pela Convenção de Berna.