Filme de Phillip Youmans Premiado em "Tribeca Burning Cane" feito com URSA Mini Pro

A Blackmagic Design anunciou hoje que o filme do diretor Phillip Youmans, “Burning Cane”, vencedor do Prêmio dos Fundadores no Festival de Tribeca 2019, foi gravado com os modelos URSA Mini Pro 4.6K e Production Camera 4K e colorizado com DaVinci Resolve Studio. Aos 19 anos, Youmans é o mais jovem e o primeiro cineasta afro-americano a ganhar o prestigiado prêmio.

“Burning Cane”, que ganhou o prêmio de melhor narrativa no Festival de Tribeca 2019, é o primeiro longa-metragem do diretor. Youmans é um cineasta nascido em Nova Orleans que vive atualmente em Nova Iorque, onde está preparando o lançamento do seu próximo curta-metragem, “Nairobi”, cuja produção executiva é assinada pela agência criativa Saint Heron, de Solange Knowles. O jovem cineasta também está trabalhando na pós-produção de um documentário que segue o músico Jon Batiste e a banda Stay Human durante uma temporada de seis apresentações no lendário Village Vanguard na cidade de Nova Iorque.

“Burning Cane” gira em torno das rígidas convicções religiosas que regem a vida rural no sudeste da Louisiana. O filme conta a história de uma mãe devota envelhecendo, seu filho desempregado e seu pastor abatido. Youmans, que escreveu, dirigiu, fotografou e coeditou o filme, usou a URSA Mini Pro 4.6K como câmera principal para captar o cotidiano de seus personagens e a beleza natural pungente da cidade de Laurel Valley.


Foi utilizada uma combinação de técnicas de filmagem com câmera na mão e pequenos rigs. “Como o meu objetivo principal era fazer um retrato humanizante dos personagens que habitam esta cidade, eu queria que “Burning Cane” tivesse uma pegada quase documentarista. Por isso, fiz bastante uso do trabalho de câmera na mão e optei por iluminação natural e prática exclusivamente. Além disso, há também uma pureza na técnica handheld que é difícil abrir mão. Então eu realmente acredito que ela atendeu minha visão neste filme”, disse Youmans.

Um dos planos de imagem mais surreais do filme é quando Youmans e sua equipe filmam o título do filme, a queimada de um canavial, que faz parte da preparação anual para o cultivo de novas plantações de cana-de-açúcar. Filmando ao entardecer, Youmans, ao lado do produtor e assistente de direção Mose Mayer e do produtor e primeiro assistente de câmera Ojo Akinlana, tinha muito pouco tempo para obter as imagens necessárias.

“Graças aos filtros ND integrados e a gravação RAW da URSA Mini Pro, conseguimos destacar os tons de vermelho, laranja e amarelo do fogo na distância durante a pós, sem comprometer os valores tonais da imagem como um todo. E como nós estávamos caminhando pelos canaviais, a câmera era fundamental para um trabalho de câmera de mão eficaz. E quando eu queria uma sensação mais visceral e não queria usar um estabilizador ou suporte de ombro, o peso leve da câmera veio a calhar.”

Para outros planos de imagem, Youmans trabalhou com uma equipe de até doze pessoas, filmando em uma variedade de locações internas e externas de pequeno e grande porte para captar cenas emocionais de perto, além de cultos dominicais lotados de fiéis.

“As câmeras Blackmagic permitem que eu seja o mais criativo possível com a certeza de que vou obter a melhor qualidade de imagem possível. Seja filmando uma cena de dança com blues, um close-up de um personagem sendo repreendido por telefone, ou um personagem colhendo laranjas, caminhando por canaviais colhidos, eu sabia que a URSA Mini Pro captaria a imagem que eu queria”, disse.

“A URSA Mini Pro permitiu que eu captasse minha visão, e seu design é ideal tanto para filmagens na mão quanto em rigs”, prosseguiu. “A qualidade da imagem é fantástica e o alcance dinâmico é perfeito, especialmente em ISOs mais elevados. A faixa dinâmica maleável da câmera se mostrou extremamente útil, dado que muitas das configurações do filme eram situações de baixa luminosidade, novamente usando iluminação natural e prática exclusivamente.”

As imagens foram colorizadas com DaVinci Resolve Studio pela FotoKem em Nova Orleans. Youmans ficou impressionado com os recursos de gradação completos do aplicativo e ainda recorreu às ferramentas de granulação de filme do DaVinci Resolve para adicionar textura às imagens.

O cineasta aprendeu a filmar com a URSA Mini Pro e a Production Camera 4K, além de lidar com a pós-produção usando o DaVinci Resolve Studio, na época em que era aluno do programa de Artes Midiáticas do Centro de Artes Criativas de Nova Orleans (NOCCA), que utiliza câmeras Blackmagic Design e o software DaVinci Resolve Studio nos cursos de cinema e teledifusão.

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

POPULAR POSTS

TAGS

No tags yet.

Oeditor.com ® - Produção de Vídeos e Filmes Publicitários​

2009® Oeditor.com – Todos os direitos reservados e registrados. CNPJ 27.325.217/0001-28

Oeditor.com é uma marca e formato registrado pelo AVCTORIS em mais de 172 países pela Convenção de Berna.