‘Magkaagaw’ da GMA Network Gravado com Modelos URSA Mini Pro 4.6K G2

A Blackmagic Design anunciou hoje que a série filipina de sucesso “Magkaagaw” foi gravada com modelos Blackmagic Design URSA Mini Pro 4.6K, usados juntos de um Blackmagic Design ATEM Television Studio Pro HD. Dirigida por Gil Tejada Jr, a telenovela vai ao ar diariamente, de segunda a sábado, na emissora filipina GMA Network e já acumula quase uma centena de episódios gravados desde a sua estreia.


“Magkaagaw” é uma história de amor, luxúria, poder e vingança estrelada por Sheryl Cruz, Alfred Vargas, Sunshine Dizon, Klea Pineda e Jeric Gonzales. A novela estreou em 21 de outubro de 2019 no canal GMA 7 e rapidamente se tornou um dos programas de maior sucesso da rede GMA.

Com a novela, Gil Tejada, um dos diretores televisivos mais experientes nas Filipinas, tendo trabalhado em mais de 35 séries desde 1996, teve que encarar a gravação de 96 episódios com um prazo curto e pouco orçamento.

“Gravar uma série aqui é completamente diferente dos programas ocidentais que tenho que fazer. O orçamento e o prazo são sempre as considerações mais importantes e não temos muito tempo de preparação, já que temos uma data de transmissão a cumprir depois que as câmeras começarem a rolar”, disse Tejada. “Você precisa ser criativo, engenhoso e resiliente. Principalmente numa série como essa, quando gravamos de 35 a 40 sequências por dia, vamos ao ar seis vezes por semana e criamos um produto que tem a mesma alta qualidade de qualquer outra série no mundo.”

Para “Magkaagaw”, Tejada imaginou um visual que misturasse o look tradicional de uma novela com uma textura cinematográfica, mais polida e com cores vivas.


“Precisava de câmeras que gravassem looks cinematográficos de alta qualidade, que pudessem fazer gravações isoladas, gravar áudio multitrilha, tivessem lentes intercambiáveis que eu pudesse alternar de zoom para primes e incluíssem intercomunicação para que pudesse falar com os operadores de câmera e o assistente de direção. E que também funcionasse bem com um switcher. A URSA Mini Pro G2 nos ofereceu tudo isso”, disse. “Precisávamos de câmeras versáteis que também fossem pequenas para configurar e gravar rapidamente, de modo que pudéssemos cumprir o compromisso de competição global que a emissora tinha em mente.”

A produção utilizou três câmeras URSA Mini Pro G2 conectadas por fibra óptica ao switcher ATEM Television Studio Pro HD. Os sinais eram emitidos por distribuição SDI 12G, com cada câmera gravando ISO e um sinal captado para pré-edição instantânea.

As câmeras URSA Mini Pro G2 também deram a Tejada a capacidade para ser o mais criativo e flexível possível. A produção é realizada em locação nos arredores de Manilla e a capacidade da URSA Mini Pro G2 de ser transportada facilmente e instalada com rapidez permitiu que Tejada trabalhasse onde quer que quisesse, incluindo opções de gravação com a câmera na mão ou em tripé.

“Como a série é gravada em locação, quase sempre temos que corrigir as cores ou definir looks específicos antes. O DF, o diretor técnico e eu utilizamos as configurações de temperatura de cor integradas na câmera, o matiz e temperaturas de cor específicas para criar as paletas diurnas e noturnas”, disse Tejada.

“Para a sequência de abertura da série, gravamos em locação em Cebu, que fica quase mil quilômetros ao sul de Manila. Era uma cena de casamento ambientada no início dos anos 90, e imaginei a troca dos votos de casamento na hora mágica, em um vasto jardim sobre um morro com vista da cidade. Eu estava nervoso porque desde às cinco da tarde estávamos apenas começando a instalação e o sol começou a se por muito rápido.


Meu DF imediatamente posicionou duas câmeras de frente ao horizonte para captar o céu azul, e a terceira câmera estava com uma lente zoom para captar os detalhes do casamento em andamento. Em 15 minutos conseguimos gravar o oposto do ângulo e vários planos de inserção e terminamos a sequência inteira em menos de uma hora. Ter as câmeras URSA Mini Pro menores foi uma grande vantagem e conseguiram captar uma cena bela e romântica que tínhamos concebido durante a pré-produção”, continuou.

“Magkaagam” foi a segunda produção televisiva na qual Tejada usou câmeras Blackmagic Design, depois de ter utilizado unidades Pocket Cinema Camera 4K na série “Magpakailanman” da GMA.

“Pessoalmente como diretor, sempre busquei algo que pudesse aprimorar minha criatividade usando as tecnologias disponíveis. Neste último junho, vi a URSA Mini Pro G2 pela primeira vez e fiquei impressionado com as suas capacidades. Era pequena, mas equipada com excelentes recursos e tecnologias encontradas em competidores muito mais caros, incluindo os filtros ND gradientes disponíveis, que são muito úteis para enfrentar condições de iluminação externa diferentes.”

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

POPULAR POSTS

TAGS

No tags yet.

Oeditor.com ® - Produção de Vídeos e Filmes Publicitários​

2009® Oeditor.com – Todos os direitos reservados e registrados. CNPJ 27.325.217/0001-28

Oeditor.com é uma marca e formato registrado pelo AVCTORIS em mais de 172 países pela Convenção de Berna.